sábado, 29 de maio de 2010
















O COMPUTADOR AUXILIANDO O PROCESSO DE MUDANÇA NA ESCOLA EM SÃO PEDRO DA ALDEIA
Em meio a uma sociedade de conhecimento onde os processos de aquisição do mesmo, assumem um papel de destaque exigindo um profissional crítico, criativo e com capacidade de pensar, de aprender a aprender, de trabalhar em grupo e de se conhecer como indivíduo. Cabe à educação formar esse profissional. No entanto, a educação capaz de formar esse profissional não pode mais ser baseada na instrução que o professor transmite ao aluno, mas na construção do conhecimento pelo aluno e no desenvolvimento dessas novas competências.
Uma das maneiras de se reavaliar a educação tem sido feita por intermédio da introdução do computador na escola, não somente na questão pedagógica, mas sim, na parte funcional da própria instituição, como é o caso de secretarias, bibliotecas, entre outros.
O computador como meio de informação ao aluno mantém a característica pedagógica vigente, informatizando o processo instrucional, como também na área administrativa da escola. Segundo Jéssica Valadão, auxiliar de secretaria do Centro Educacional Professor Elias:

“Hoje com a informatização não seria possível realizar minhas atividades sem o computador, visto que que, além de facilitador do trabalho, tem algumas atividades que exigem o uso do mesmo. Como por exemplo temos o Censo Escolar, que é realizado duas vezes ao ano e é feito pela internet”.

E quando perguntada se o computador usado como meio de passar a informação ao aluno mantém a abordagem pedagógica adequada, ela diz:

“O computador apresenta recursos importantes para a auxiliar o processo de mudanças na escola – a criação de ambientes de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento e não a instrução. O computador é uma nova maneira de representar o conhecimento, provocando um dos conceitos básicos já conhecidos e possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores”.

Sendo assim, o computador apresenta recursos muito importantes no processo de mudança na escola que podemos destacar: a criação de espaços de aprendizagem que enfatizam a construção do conhecimento entendendo o computador como uma nova maneira de representar o conhecimento, possibilitando a busca e compreensão de novas idéias e valores. Usar o computador requer um cuidado quanto o significado de ensinar e aprender, e na formação do professor e de qualquer profissional da área da educação, para esse novo contexto, como também nas mudanças no currículo e na própria estrutura da escola.

6 comentários:

  1. Eita !!! Nelio, vc está até parecendo euzinha ... rsrsrrss seu blog é : http://neliobandeira.blogspot.com. ( corrige logo ...rsrsrs) Vc colocou blogspost ...não vai entrar nunca ... rsrsrsrs Tchau ...abraços virtuais.

    ResponderExcluir
  2. A educação é muito importante para para o desenvolvimento do cognitivo, principalmente se ela conta com auxilio da informática

    ResponderExcluir
  3. para desenvolver a aprendizagem a informatica deverá ser utilizada como recursos no ensinar e aprender. parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  4. Sim sim! Ensinar e aprender! Esse é o verdadeiro significado da informática nas escolas!
    Ótimo artigo!

    ResponderExcluir
  5. Bom saber que S.Pedro estrou na era digital ... Informativa e muito instrutiva a notícia... realmente o importante é aprender fazendo . Abraços virtuais.

    ResponderExcluir
  6. É isso mesmo Nélio a sociedade atual nos permite explorar os ambientes virtuais na contrução do conhecimento dos nossos alunos, graça a informática. abraços

    ResponderExcluir